FADAS E OUTROS SERES MÁGICOS

Para qualquer informação, sugestão ou encomendas, pode enviar e-mail para terradecores@gmail.com




08/10/10

Tutorial nº 4: Pachtwork para Bolas de Natal

Como já tinha prometido, hoje deixo o tutorial para a execução das Bolas de Natal forradas com retalhos de tecido. Há várias técnicas e modos de fazer este tipo de decoração. Eu deixo os passos para a maneira como faço, mas se pesquisarem, vão encontrar de certeza muitas outras para o mesmo fim e com algumas alterações ou adereços.

Material necessário:
- Retalhos de tecidos, com cores natalícias (ou outras cores que quiserem utilizar para a decoração de Natal, que poderão não passar obrigatoriamente pelo verde, vermelho e dourado) :)
- Bolas de esferovite (eu normalmente faço com bolas de 6, 8 ou 10 cm de diâmetro)
- Esferográfica
- X-acto
- Tesoura (na foto estão duas, porque utilizo a metálica para entalar o tecido nos cortes da bola, mas podem usar os utensílios próprios que se vendem para isso, mas desde que não seja afiado que corte o tecido nem mto grosso para alargar o corte, podem utilizar este método)
-  Fita de cetim, ou outra ao vosso gosto, para fazer o lacinho e a argola para pendurar.


Passo 1: Com a esferográfica, vamos fazer desenhos ao nosso gosto, geométrico ou não. Não convém que sejam demasiado grandes nem muito pequenos, para facilitar a colocação do tecido. A bola da esquerda, tem desenhos feitos ao acaso, a da esquerda tem desenhos feitos a partir do eixo vertical da esfera.


Passo 2: Com o x-acto e algum cuidado, vamos cortar os desenhos pelo risco da caneta, mas de forma a não "esborrachar" as pequenas esferas de esferovite que constituem a bola, porque assim irá alargar o corte e vai-se notar quando colocarmos o tecido. O corte deverá ter cerca de 0,5 cm de profundidade.


Passo 3: Corta-se um retalho de tecido suficiente para tapar a área a forrar e ainda sobrar cerca de 1 cm.


Passo 4: Com a parte não afiada e mais estreita da tesoura (ou com uma lima metálica das unhas), vamos empurrar o tecido com cuidados e aos poucos, por todo o perímetro da área a forrar.


 E no fim de empurrar o tecido com a tesoura, deve ficar assim:
Passo 5: Com a tesoura vamos cortar o tecido excedente, sem puxá-lo, apenas para não deixar muito tecido a esconder.



Depois de cortar os excedentes deve ficar assim:

Passo 6: Novamente com a tesoura e com a parte não afiada, vamos continuar a empurrar até esconder todo o tecido excedente, até fica assim:

Passo 7: Vamos repetir os passos anteriores para todos as áreas que desenhámos na bola, com os retalhos de tecido. No fim destes passos deverá fica mais ou menos assim:


Passo 8: Depois de forrar toda a bola, vamos colar uma fita de cetim (ou organza, por exemplo), com o tamanho suficiente para permitir pendurar na árvore ou noutro local (porta, janela, etc). Eu ainda coloco um laço pequeno a tapar a cola (eu uso térmica, fica mais seguro).

Este é o resultado final em duas bolas de tamanhos diferentes.

No início parece difícil e dá algum trabalho, mas fica uma decoração original para o Natal, seja para colocar na árvore, para um centro de mesa, ou qualquer outra utilização que nos lembrarmos.

Espero que tenha ajudado quem se queira aventurar... fico à espera que mostrem os vossos trabalhos.


1 comentário:

Retrozão disse...

Olá,
Gostamos imenso deste tutorial. A simplicidade das explicações demonstram a mestria na utilização da técnica e dos materiais.

Este tutorial será destacado no nosso blog no dia 11.
Visite-nos.